top of page

O Chef ensina: Receita de Pão de Queijo

Atualizado: 20 de abr. de 2023


Prato típico da culinária mineira


Vamos tomar um “cafezin” com pão de queijo?

A dica desse mês é sobre uma receita tradicional mineira, em cada casa de cidades pequenas sempre tem aquele “cafezin’ da tarde com pão de queijo.

Uma das versões de como se surgiu a receita do pão de queijo foi que na época do ciclo do ouro em Minas Gerais, a farinha de trigo que se encontrava era de péssima qualidade e também com um custo elevado, com isso começaram a testar o polvilho, que é uma farinha derivada da mandioca nos preparos de casa.

Hoje em dia é bem fácil de encontra o polvilho, temos o polvilho doce e o polvilho azedo, cada um passa uma característica diferente para o pão de queijo.

Existem várias receitas, quando usamos o polvilho doce ele fica mais “massudo” e “pesadin” como se diz em minas e também fica com a casca menos crocante.

Já quando usamos o polvilho azedo, ele fica com uma casca mais crocante, miolo mais aerado e expande melhor no forno, excelente para fazer recheado já provou?


Receita de Pão de Queijo

Hoje vou ensinar um modo de fazer que aprendi com minha avó Celeste Aliane.

Receita do pão de queijo:

500g de polvilho azedo 150ml agua 150ml leite 50g de manteiga ou óleo de milho 4 ovos Sal a gosto (prove a massa pois depende do queijo que você escolher) 400g de queijo minas meia cura (pode usar o queijo do serro ou canastra também, dê preferência um queijo com leite cru pois ele derrete melhor no assamento do pão de queijo)


Modo de preparo:

Misture a água, o leite e a manteiga em uma panela e leve a fervura.

Coloque em uma travessa o polvilho e coloque essa mistura de cima ainda quente para escaldar o polvilho.

Comece mexendo com um colher para não queimar a mão e depois continue com as mãos Depois de esfriar um pouco adicione os ovos aos poucos até formar uma massa homogênea.

Sove até ficar lisa.

Ao final ralar metade do queijo em um ralador grosso e a outra metade esfarelar com as mãos (essa e a dica fundamental).

Tempere com sal e coloque a massa na geladeira por 30 a 40 minutos.

Depois desse tempo faça bolinhas com a mão untada de óleo para facilitar e asse por 20 a 25 minutos a 180 graus.

Sempre pré aqueça o forno antes de assar qualquer coisa!

Vamos comer um pãozin de queijo então né!




Por Luan Damiano I Chef e Sommelier Olá! Eu sou Luan Damiano, Chef e Sommelier Internacional, proprietário da Focacceria Boa Ideia - padaria em casa e professor de gastronomia pelo Senac de Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul.


Os artigos publicados neste blog expõem o pensamento de seus autores sobre um determinado tema de interesse público, sendo da responsabilidade de cada autor o conteúdo aqui veiculado.


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Assine nossa Newsletter

Receba em seu email dicas de arte e de bem estar para o seu lar

Email enviado!

bottom of page