top of page

Manutenções e revitalizações de jardins – Parte 3

Atualizado: 20 de abr. de 2023

Como saber a hora de revitalizar o seu jardim


Olá, amigos, tudo bem? Nos textos anteriores, falamos sobre as manutenções que deveriam ser realizadas em períodos de muitas chuvas e também em períodos de muito sol e pouca chuva. Agora falaremos sobre as revitalizações do jardim.

Utilizamos o termo revitalização, quando precisamos fazer ajustes no jardim para corrigir alguns problemas que surgirão naturalmente durante o seu desenvolvimento.



Plantas de sol e Plantas de sombra

Lembrando que todo jardim está em constante mudança. As plantas estão crescendo e, com isso, criam espaços de sombra em seu entorno. Algumas plantas de sol pleno que estavam lindas, agora começam a ficar insatisfeitas pelo simples fato de receberem menos sol. Dessa forma, precisam ser replantadas em áreas de sol pleno novamente, caso contrário, morrerão ou ficarão doentes. Algumas plantas de sol pleno vão se adaptar à área sombreada, porém vão florescer menos, por isso, o ideal seria plantar nesses locais sombreados espécies vegetais que gostam de sombra.



Um exemplo muito fácil de entender essa necessidade de sol, acontece com os gramados. Gramados gostam de bastante sol. Muitas vezes, após a construção de uma casa nova, o proprietário solicita o plantio de grama nas áreas externas para eliminar o barro e poeira imediatamente e só depois de se instalar na nova casa vai pensar no jardim, pomar, horta etc, etc.

Com isso, é comum fazer o plantio da grama em áreas que recebem poucas horas de sol por dia. A própria casa ou os muros da propriedade geram algumas áreas de sombra.


Assim, a grama começa a enfraquecer e morrer nessas áreas de sombra, as pragas e ervas daninhas começam a nascer ocupando o espaço da grama fraca ou morta.

Sem entender o que está ocorrendo com o gramado, o proprietário da casa nova solicita o plantio de grama nos locais em que a grama morreu. E novamente, a grama fica fraca, as ervas daninhas tomam conta do espaço e a grama que está na sombra morre. É um ciclo vicioso, não adianta insistir.

O correto é substituir por plantas que gostam de sombra.


Saiba a hora de revitalizar o seu jardim!

A mesma situação acontece com as plantas do jardim. À medida que vão crescendo, vão criando áreas de sombra no seu entorno. Percebam que debaixo das árvores o gramado sempre morre.

É aí que vem todo trabalho de revitalização do jardim. Entender esses movimentos de luz solar é fundamental para efetuar as devidas correções, ajustar, transplantar ou substituir determinadas plantas.


Mudas

Algumas plantas adultas geraram brotações e novas mudinhas abundantemente. Nesse momento, temos uma ótima oportunidade de ampliar nosso jardim plantando essas mudinhas em novos canteiros. Bons exemplos de plantas com esse perfil são as orquídeas bambu, íris da praia e alpínias.

Dividir touceiras

A divisão de touceiras que se avolumaram demais também é uma ótima oportunidade para ampliar o jardim. Bons exemplos de plantas com esse perfil são as moréias, dianellas, helicônias, barba de serpente e pelo de urso.

Mudas por estacas

Podas de galhos (estacas) de algumas espécies também funcionam para propagação de mudas. As dracenas, bouganvilleas e hibiscos são as campeãs desse perfil. Vai uma muda aí, vizinho?

Além das plantas que você pode multiplicar no seu jardim, uma ótima opção para conseguir novas espécies é a troca de mudas entre os vizinhos. Assim é possível dar um upgrade no seu jardim, incluindo plantas novas ao longo do tempo sem gastar muito dinheiro.

Heliconia Photo by Patricio Gaibor on Unsplash



Amor e dedicação ao seu jardim

Perceberam o que o jardim nos obriga a fazer ao longo do tempo? Para aproveitar essa generosidade da natureza precisamos redesenhar os espaços pré-existentes, concordam? Ajustar a iluminação, incluir ou substituir mobiliários e vasos também são itens que devemos avaliar no processo de revitalização do jardim.

Enfim, revitalizar o jardim é preciso ao longo do tempo e é bem gratificante.



Se você precisar de ajuda para entender as mudanças que estão ocorrendo no seu jardim entre em contato conosco, teremos o maior prazer em te ajudar nesse processo de revitalização.

Grande abraço,

Por ANDRÉ CENAK I Paisagista Olá, eu sou André Cenak, Paisagista, proprietário do Jardim Salvaterra Paisagismo e escritor aqui na Art Wall. Este mês trago para vocês sobre revitalização do seu jardim.

Boa leitura!


Os artigos publicados neste blog expõem o pensamento de seus autores sobre um determinado tema de interesse público, sendo da responsabilidade de cada autor o conteúdo aqui veiculado.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


Assine nossa Newsletter

Receba em seu email dicas de arte e de bem estar para o seu lar

Email enviado!

bottom of page