top of page

Manutenções e revitalizações de jardins – Parte 2

Atualizado: 20 de abr. de 2023

Manutenção de jardim


Olá, amigos, tudo bem? No texto anterior, relatei que, em minha região (zona da mata mineira), passamos por um longo período de muitas chuvas e, por isso, discuti sobre manutenções que deveriam ser realizadas no período de chuvas.

Agora, estamos nos deparando com um cenário totalmente oposto! As chuvas acabaram e o sol veio pra valer. Os primeiros dias de sol foram de comemoração. Foi ótimo para as plantas um pouco de calor para tirar o excesso de umidade do solo. Porém, as pancadas de chuvas de final da tarde, tão aguardadas no período de verão não ocorreram e o calor foi aumentando, a umidade do ar reduzindo e as plantas já começaram a sentir os efeitos da desidratação.

E agora, o que fazer para socorrer nossas plantas e deixar nosso jardim lindo?!

imagem de rawpixel.com



Setorize os cuidados

A primeira coisa a se fazer é observar e analisar o seu jardim. Mesmo com o calor intenso e a falta de chuvas podem existir áreas do seu jardim que estão lindas, outras áreas nem tanto e outras muito sofridas. Devemos dedicar cuidados específicos para cada área de acordo com suas necessidades que falaremos a seguir.

Vamos setorizar o jardim por áreas de sol pleno, meia sombra e sombra, dessa forma será mais fácil analisar e promover ações satisfatórias em cada setor.

imagem de rawpixel.com



Sombra e meia sombra

Nas áreas de sombra, provavelmente as plantas estarão muito bonitas e serão necessárias regas eventuais e poucas podas de limpeza.

Nas áreas de meia sombra, onde o sol é filtrado por copas de árvores, provavelmente, teremos muitas folhas secas sob o gramado e rastelar essas folhas será uma atividade frequente nesse período. Não podemos deixar essas folhas cobrirem totalmente o gramado, caso contrário o gramado pode morrer por falta de luz solar.

imagem de rawpixel.com



Manutenção de jardim em sol pleno

Nas áreas de sol pleno, possivelmente, teremos muitas podas de limpeza a fazer, folhas secas, amareladas, galhos secos, quebradiços devem ser retirados para estimular novas brotações.

Lembrando que plantas de folhas grandes e largas desidratam mais rapidamente, Então, teremos bastante serviço a fazer nas bananeiras, helicônias, alpínias, por exemplo. Essas espécies também são mais exigentes e precisam de um solo rico em matéria orgânica.

Se você tiver um triturador, pode triturar tudo isso e devolver ao solo que as plantas vão adorar.

As regas serão mais necessárias nos setores de sol pleno. Os gramados ficarão muito ressecados nesse período e além das regas constantes é importante incorporar húmus de minhoca para que fiquem bonitos.


imagem de rawpixel.com


Solo é a chave

Observe o solo. Como está o seu aspecto? Duro? Compactado? Quente? Não retém a água da rega? Você fez a rega do jardim e 30 minutos depois parece que não molhou nada? Então, é preciso afofar o solo e incorporar matéria orgânica. De preferencia ao húmus de minhoca. Dessa forma, o solo vai reter a água por mais tempo. Outra forma barata de adicionar matéria orgânica no solo é cobri-lo com as aparas de grama, folhas secas, galhos triturados, etc. Tudo que é orgânico pode ser utilizado.


imagem de rawpixel.com


Faça o teste e observe o comportamento das plantas. Onde o solo estiver com essa cobertura de folhas secas, o solo ficará úmido e fresco por mais tempo e a necessidade de regas será bem menor.

Essas ações são importantes para que você tenha um jardim bonito e saudável nesse período de sol quente e poucas chuvas.

Continue nos acompanhando, pois, em breve, publicaremos outras manutenções a serem realizadas em cenários diferentes.

Se você precisar de ajuda para entender que manutenção deve fazer em cada época do ano entre em contato conosco, teremos o maior prazer em te atender.

Grande abraço,

André Cenak


Por ANDRÉ CENAK I Paisagista Olá, eu sou André Cenak, Paisagista, proprietário do Jardim Salvaterra Paisagismo e escritor aqui na Art Wall. Hoje continuamos a nossa conversa porém sobre como manter seu jardim bem cuidado em épocas de sol.


Os artigos publicados neste blog expõem o pensamento de seus autores sobre um determinado tema de interesse público, sendo da responsabilidade de cada autor o conteúdo aqui veiculado.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Assine nossa Newsletter

Receba em seu email dicas de arte e de bem estar para o seu lar

Email enviado!

bottom of page