top of page

Janeiro Branco, você conhece?

Atualizado: 20 de abr. de 2023




Por Letícia Machado I Psicóloga


Oi, como passou de festividades de virada de ano? Espero que tenha sido em segurança e cheio de amor.


Começando nossa conversa em 2021 venho te contar uma notícia.


Você conhece a campanha do Janeiro Branco? Não? Essa campanha tem como foco conscientizar as pessoas da importância de cuidar da saúde mental. Pois bem, quando você escuta isso: “Cuidar da minha saúde mental” Como você escuta?


Como você codifica essa informação? Quando falamos em colocar a saúde mental em foco, investir em seu cuidado, estamos falando em refletir a respeito da sua forma de viver, das prioridades que você tem colocado em sua rotina, prioridades que vão desde afazeres, pessoas e sentimentos.




Claro que inclui fazer atividades físicas, boa alimentação e idas ao médico em dia, porém, fala de respeitar o outro e suas escolhas, como por exemplo, não julgar a pessoa que pensa diferente de você, em conseguir demonstrar o que sente de forma genuína e não colocando as convenções sociais à frente a qualquer custo e lhe atropelando no caminho.


Diz de você pensar ou repensar suas relações afetivas, sociais e familiares. Você tem convivido com pessoas que valem o seu tempo? O seu investimento? Você tem sido para as pessoas com quem você convive um presente ou uma pedra no caminho?


Falamos de você se conhecer. Se eu te pedir para você listar agora, nesse minuto o que você gosta de fazer? De comer? Que música você gosta de escutar? Você gosta de dançar? Cantar? Você saberia?


Agora, e o que você deseja viver? Conhecer? Saber? Usufruir nessa vida?




Essas perguntas são apenas a ponta do iceberg, como costumamos dizer daquela tal busca pelo autoconhecimento, mas que muitas pessoas a interpretam a resposta a essas perguntas como sendo o topo da montanha, mas isso é papo pra outro dia.


O foco hoje é te perguntar: como anda sua saúde mental?


Pare agora por alguns minutos e pense a respeito. Se fizer isso, garanto que estará dando passos preciosos rumo ao bem viver que buscamos em nossos dias.


E o principal nisso tudo é você ter coragem para usufruir, usar mesmo, de todo o seu Ser. Conhecer mesmo todas as partes do seu corpo, principalmente a forma de funcionamento do seu estado interno e assim construir sua caminhada, que é só sua, com suas dores e delícias.


E ai? Agora que te falei um pouco a respeito de saúde mental, em que posição da sua lista de desejos para 2021 está escrito: “Cuidar da minha saúde mental”? Lembrou de colocá-la na lista? Em seus pensamentos?


Uma semana cheia de saúde para você.


Os artigos publicados neste blog expõem o pensamento de seus autores sobre um determinado tema de interesse público, sendo da responsabilidade de cada autor o conteúdo aqui veiculado

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Assine nossa Newsletter

Receba em seu email dicas de arte e de bem estar para o seu lar

Email enviado!

bottom of page