top of page

Feng Shui pense e faça acontecer


8 dicas práticas para usufruir dessa arte milenar


Por Letícia Machado I Psicóloga


Como anda a saúde da sua casa?


São muitas as definições de casa e o significado que ela possui para as pessoas no mundo. Em nosso país, não é diferente, concorda? Com toda a diversidade que existe no Brasil, os costumes e forma de uso desse espaço chamado de casa se diferenciam.


Pensando nisso, hoje te convido a pensar junto comigo os caminhos de construção da sua casa e claro, olhar como anda a saúde da sua casa. Vamos juntos!


Existem pessoas que se definem mais caseiras, outras, praticamente só vão para casa para dormir e vivem como eternos visitantes. Existem os que se sentem mais confortáveis na casa da avó, da mãe do que na própria casa e ainda aqueles que, quando pensam em casa, remetem-se a muitas memórias, mas a sua casa atual não lhe surge na mente.


E para você? Quando pensa em casa, o que vem em sua mente? Qual ambiente? Que emoções essa palavra te remete? Pessoas? Sentimentos? Já parou para pensar nisso?


Duo Dress Like a King - Artista Vivi Godinho - Coleção Flora - Art Wall

Pensar o que desejamos e o que queremos em nossa casa, no lugar que vamos chamar de lar, é o primeiro grande passo talvez (interno) nessa construção de casa, e da sua saúde, da sua casa e do seu corpo mesmo.


Segundo o Feng Shui, arte chinesa de mais de 5 mil anos, que tem como objetivo harmonizar os espaços e trazer a melhoria contínua da energia que nele circula, baseado em algumas técnicas e princípios, devemos, a partir dessas ferramentas, buscar que a energia positiva flua em nossa casa, trazendo benefícios aos moradores em diferentes áreas das suas vidas.


Imagem de Igor Ovsyannykov por Pixabay

As possibilidades de aplicações são várias, muitas pessoas que conheço quando pensam na aplicabilidade do Feng Shui, pensam ser algo muito complicado ou rígido, mas, em meu ponto de vista, pelo que já li a respeito do assunto, acredito ser mais importante praticar de fato os princípios dos 9 segmentos que regem o ba gua (mapa dos centros de energia da residência e dos cômodos). Além disso, o pensamento central do Feng Shui fazer sentido para você, que poderá usar de criatividade e disposição.


Em meio ao momento em que vivemos, as buscas por diferentes formas de encontrar o tão sonhado Bem Viver, investir na decoração da sua casa, do seu ambiente unindo ao fortalecimento de boas energias (a chi, a energia vital), prosperidade, amor, saúde, alegria entre outros seria uma boa ideia né?


A forma como se aplica o Ba Gua facilmente você encontrará na internet. Agora quero que você se concentre em enxergar esse espaço (a sua casa) e essa possibilidade de pensar (Feng Shui) como possível de sinergias, de encontro.

Imagem de TanteTati por Pixabay

Para te ajudar de verdade colocar a mão na massa hoje mesmo, e levar essa forma de pensar para os seus dias, listarei algumas possibilidades:


1- Remova a desordem do seu quarto e se a animação permitir, de todas as áreas da sua casa. Sugiro iniciar pelo quarto, passando para a sala, depois para a cozinha e, se for o seu caso, para o seu espaço de trabalho. Nesta ordem.


2- Deixe somente o que funciona e o que é utilizado. Separe o que possui potencial para doação, para presentear alguém querido, o que deve talvez ser colocado em outro ambiente da casa e o que, realmente, o melhor fim é o descarte consciente (considere o meio ambiente nesse momento e a economia sustentável).


3- Observe se a funcionalidade está sendo valorizada nesse ambiente. Talvez trocar algum móvel de local ou organizar os pertences de uma outra forma pode facilitar o uso do ambiente e trazer mais conforto.


4- Olhe para os seus relacionamentos. Reveja e avalie quem são as pessoas que estão frequentando sua casa, sua vida. Conflitos precisam ser resolvidos para o seu bem e o bem de todos. Uma casa com saúde flui bons momentos e boas recordações. E, para a saúde dos moradores e dos que a frequentam, busque que sejam ambientes com vida saudável.

Imagem de Tiia Pakk no Pexels

5- Valorize as pessoas que moram nessa casa e os bons momentos vividos.

Uma forma prática e amorosa é utilizar fotos suas e das pessoas queridas nos espaços de circulação e que tenha como foco o relacionamento, o amor.


6- Escutar músicas relaxantes e/ ou assistir conteúdos que lhe façam se sentir bem sozinho ou acompanhado, gerando o fortalecimento da energia Chi, da prosperidade, entre outros.


7- Utilize da sua cozinha com agradecimento e sabedoria. Alimentos frescos e um espaço organizado facilita a pensar e usufruir de uma rotina com fluidez. Você merece essa conexão do seu corpo com o seu alimento.


8- Decore os espaços da sua casa com plantas (preferencialmente as que equilibram as energias), no Feng Shui, buscar a nossa conexão com a natureza é um ponto muito importante, bem como trazer a presença dos elementos: terra, agua, fogo, madeira e metal.



Que tal experimentar? Se tiver lhe inspirado a alguma modificação externa ou na forma de olhar para sua casa por aí, volta para me contar? Vou adorar saber.


Afinal, se pensarmos em algo que tanto traz prejuízos a vida de muitas pessoas nos dias de hoje, o famoso estresse em altos níveis, procurar ter uma casa onde você verdadeiramente consegue descansar, se divertir e sentir-se bem pode ser um ótimo início.


Que sua semana seja com o sentimento de renovação, com a vontade de fazer, de transformação e fortalecer o que for lhe trazer Bem-estar e harmonia.


Até a próxima,

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Assine nossa Newsletter

Receba em seu email dicas de arte e de bem estar para o seu lar

Email enviado!

bottom of page