top of page

Cultive a sensação de bem-estar em sua casa

Atualizado: 20 de abr.

Invista em você


Conta para mim, se sua casa fosse um restaurante, ela seria para você um fast food ou um restaurante para você ir com amigos ou com a família e passar o dia todo? Enquanto em uma rede de fast food a proposta é de ficar o menor tempo possível no local, o restaurante, pensado para confraternização, recebe todo um planejamento arquitetônico para isso. As diferenças de iluminação, móveis e até música podem nos encorajar a relaxar e ficar um pouco, ou comer rápido e se mexer. Mas a decoração de um ambiente pode fazer mais do que definir um clima - ela pode influenciar diretamente em nosso bem-estar.

Tanto a sua casa, quanto em seu espaço de trabalho, você pode adotar algumas práticas simples que irão te proporcionar uma melhor sensação de bem-estar no local onde você mais passa o tempo da sua vida. Preparado para ter um impacto positivo com suas escolhas? Então vamos lá.

Foto de Sunsetoned no Pexels



Colocando a casa em ordem

A sua casa deve ser um seu refúgio no mundo, seu lugar seguro. Vamos combinar que chegar em casa e encontrar coisas espalhadas ou um lugar precisando de ser limpo, não é um ambiente em que você vá querer passar muito tempo. Se você é do time dos ordeiros, quando você chega no seu limite, com certeza você irá se mexer para aquela faxina geral. Aqui vai uma dica tanto para os de temperamento mais metódico, quanto para os mais, vamos dizer, “desencanados” com arrumação: Crie hábitos gradativos de organização. Arrume as gavetas do escritório em um dia, no outro, mexa no closet, no outro na dispensa, e assim por diante. Jogue fora o que não te serve mais. Se livrar de coisas não usadas te darão uma sensação poderosa de bem-estar, ficará com a casa bem mais funcional e abrirá um leque de possibilidades para novas descobertas.

Foto de Pexels



Ambiente receptivo

A sua casa é convidativa para receber convidados? E você? Se você gosta de passar tempo com a família ou receber amigos, considere se sua mobília encoraja isso. Existem lugares confortáveis para várias pessoas se sentarem? Assim como o restaurante, o espaço da sua casa pode ajudar a encorajar as pessoas a ficarem e aproveitarem o tempo juntos. Tanto para receber pessoas, quarto para ficar sozinho ou a dois, crie pequenas ilhas aconchegantes em sua casa que tragam essa sensação gostosa de querer ficar por ali.

Foto de Charlotte May no Pexels



Luz e cores

A iluminação é um foco importante para cultivar o bem-estar em sua casa. Durante o dia, explore ao máximo a luz natural e permita que ela entre e ilumine sua casa. Mas se o seu ambiente não recebe esse tipo de iluminação, você pode conseguir isso investindo nas cores certas. Cores claras para a casa, te darão uma percepção de um lugar mais iluminado.

Durante as funções do dia, procure deixar a casa bem clara. Isso vai te dar disposição para as atividades cotidianas e mesmo para o lazer. O mesmo serve para o seu local de trabalho. Já a noite, uma casa muito iluminada poderá te deixar com dificuldades em relaxar e adormecer. Aqui você pode optar por uma iluminação mais difusa obtida com luminárias em locais estratégicos.

Foto: Quadro Mãe Gaia - Coleção Árida I Art Wall


Inverno e Verão

As cores também são muito importantes para trazer a sensação de frescor ou de calor em um cômodo. Agora no inverno, uma manta vermelha no sofá pode te convidar a tomar um bom vinho ou um chá e trazer este conforto de um lugar quentinho. Agora imagine um abajur ao lado deste sofá com uma luz direcionada. Ficou ainda mais confortável? Então estamos no caminho certo. No verão, cores frias como o azul e verde vão te ajudar a trazer uma sensação de um ambiente com mais frescor.

Foto de Charlotte May no Pexels


Aguçando os sentidos

Muitas pessoas tiveram a experiência de morar em um apartamento ou casa alugada com paredes brancas. Uma casa com muitas paredes brancas é uma casa sem alma. Você pode ter medo de imprimir a sua personalidade por vários motivos. Ou porque ainda considera se mudar para um outro local, ou porque ainda não encontrou o seu estilo, ou ainda porque gosta de variar de tempos em tempos. Mesmo assim, você pode ousar e aguçar os sentidos dentro do seu ambiente.

Uma simples textura em uma das paredes já vai dar um tom totalmente novo ao seu lar. Cortinas, obras de arte ou fotos são outras maneiras de aprimorar um espaço visualmente, enquanto a abertura de uma janela para o ar fresco ou música suave pode ajudar a envolver os outros sentidos e criar uma sensação de calma.

Foto de furkanfdemir no Pexels



Traga a natureza para dentro da sua casa

Você sabia que apenas cinco minutos em contato com a natureza pode reduzir sua ansiedade e aumentar o seu nível de pensamentos positivos? Então por que não trazer um pouco da natureza para dentro da sua casa? Você pode conseguir isso com plantas ou flores frescas, aquários e lareiras. Quadros com inspiração urban jungle também podem ser uma opção.

Foto de Charlotte May no Pexels


Silencie o barulho

O silêncio pode valer a pena. Somos bombardeados por barulho ao longo do dia. Mesmo tendo o rádio ou a TV ligados em segundo plano, pode ser difícil para nossa mente fazer uma pausa. Reserve um tempo ao longo do dia para apenas desfrutar da tranquilidade ao seu redor.

Foto de Francesco Ungaro no Pexels


Cultive a alegria

Encontre maneiras de trazer alegria ao seu redor. Talvez seja o espaço para desfrutar de um hobby ou lugar onde as fotos da família são exibidas - pequenas adições podem ajudar a criar uma sensação de espaço que é estimulante e criativo. Quando você consegue criar um espaço que é uma reflexão pessoal, isso pode ajudá-lo a se sentir revigorado no final de um longo dia. Aqui sugerimos a leitura do artigo Você sabe o que são Pequenos Prazeres Programados? Então, gostou das dicas? Prontos para uma mudança real? Deixe nos comentários se você concorda ou se tem outras dicas para somar a essas.

Até a próxima!

Foto de Daria Shevtsova no Pexels

Oiii! Muito prazer em te ter por aqui. Eu sou Malu Machado, jornalista, fotógrafa e co-fundadora da Art Wall Quadros.

Neste artigo vamos falar sobre como alguns cuidados podem fazer toda diferença em levar a sensação e bem-estar para sua casa.

Espero que goste.

Boa leitura!

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Assine nossa Newsletter

Receba em seu email dicas de arte e de bem estar para o seu lar

Email enviado!

bottom of page