top of page

Cores na decoração e o bem-estar que elas podem trazer

Atualizado: 17 de abr. de 2023


Por JULLIANA GOMES, Arquiteta e Urbanista


Usar cores na decoração é uma forma rápida, econômica e flexível de mudar o visual da sua casa. Acontece que mesmo gostando de vermelho você não consegue tomar a iniciativa de usar essa cor em casa e acaba optando pelas cores neutras, acertei? No texto de hoje vamos dar um empurrãozinho para que você possa trazer cor para sua casa e entender por que elas fazem vibrar algo dentro de você.


Vale lembrar que a luz branca é composta de muitas cores que podem ser vistas separadas quando um raio passa por um prisma e cada cor tem um comprimento de onda. A luz é energia, por isso as cores têm energias diferentes e práticas como a cromoterapia e o Feng Shui as aproveitam para promover nosso bem-estar.



Há inúmeros aspectos relacionados a cores e decoração, formas de combinação, tonalidades, luz e famílias cromáticas, mas hoje vamos nos ater a apresentar algumas cores e seus aspectos de energia vibracional e bem-estar. O tema pode render infinitamente e podemos no futuro fazer uma parte 2, que tal? Hoje vamos ao que interessa: CORES!


VERMELHO: Está associada à coragem e à ousadia e leva calor, intensidade e paixão para o ambiente. É uma família cromática muito versátil, que abrange desde os tons mais fortes até os rosados e terracotas, além de aparecerem com frequência no mundo natural. Usá-lo na sua casa pode ajudar você a se sentir mais ativo e com energia, mas de forma moderada. No ambiente todo ou em extensas superfícies pode ser cansativo e estressante.



Foto de Pixabay no Pexels


Foto de cottonbro no Pexels

AMARELO: Amarelo levanta o astral de qualquer ambiente! É a cor mais brilhante do espectro e torna os espaços claros e vibrantes. Na natureza o amarelo é sinônimo de alegria, vida e reflete o brilho do sol. Imagine que a cor levará todas essas qualidades para dentro da sua casa! Você pode optar por escolher detalhes no seu ambiente, como portas, um móvel específico ou objetos de decoração, atraindo o olhar dos visitantes.


Ele também reforça a atratividade de um local ensolarado e leva calor e luz para um ambiente mais frio.






VERDE: Verde é a marca registrada da natureza, talvez por isso seja tão familiar pra gente. Introduzi-lo no ambiente pode ter o efeito animador, como na natureza, que insinua vida, crescimento e saúde! Enquanto o verde limão é vibrante e energético, a maioria dos tons de verde é calmo e relaxante, tem uma energia equilibrante e harmônica, sendo uma das cores mais versáteis e fáceis de usar. A natureza é uma abundante fonte de inspiração e uma forma de inseri-lo nos ambientes é através das plantas. Materiais como madeira, vime e bambu potencializam as propriedades dessa cor. Uma sala de estar com toques de verde traz para o convívio familiar as associações positivas dessa cor.



Foto de Huy Phan no Pexels

AZUL: O azul é apontado como a preferida entre as cores e apesar de ser um tom frio, as sensações e sentimentos vinculados a ele são positivos. Remete a características boas, principalmente aquelas com base na reciprocidade, como simpatia, harmonia, amizade e confiança, que florescem com o tempo. Como a água ele flui livremente e pode promover um movimento em direção a novas realizações.


Na decoração destaca-se seu efeito calmante, sendo uma boa opção para ambientes de descanso, tranquilidade e concentração, como escritórios e quartos. Ele estimula o estudo e encoraja novos processos de pensamentos.


Se você tem receio de criar um ambiente gélido, o azul é muito versátil nas combinações e você pode testar usá-lo com toques de laranja, por exemplo, ou variar sua tonalidade que passa pelo turquesa, royal e azul-marinho.



Foto de Houzlook.com no Pexels


VIOLETA: O violeta em seus diversos tons oferece ricas possibilidades para decoração, sua luz purifica e acalma! Na cromoterapia as nuances de violeta claro promovem relaxamento e clareza mental. Os tons mais azulados são mais calmantes e relaxantes, enquanto os avermelhados são mais estimulantes. Lavanda e malva são ideias para criar espaços mais calmos para atividades criativas ou meditação. Ambientes violeta encorajam a pessoa a explorar sua espiritualidade e aumentam a criatividade. É uma boa opção caso você queira criar um ambiente calmo para atividades criativas ou de meditação - usar a pedra ametista, por exemplo, ajuda a potencializar esse efeito.



Pinterest - crownpaints.co.uk

Todo mundo tem reações emocionais às cores, sabemos o que nos agrada e o que nos desagrada. Escolher as cores que você vai usar na decoração, é também se deixar guiar pela intuição. Juntando isso às teorias que apresentamos hoje, que tal experimentar colocá-las em prática?


Por fim, aqui vão algumas perguntas que podem te auxiliar na hora de definir uma cor para o seu ambiente:


● Qual cor atrai você naturalmente?

● Quais cores te relaxam e quais te dão energia?

● Qual a finalidade do ambiente: trabalho, lazer ou relaxamento?

● Quanta luz natural o espaço recebe?

FONTE DE PESQUISA: A Psicologia das Cores – Eva Heller


Os artigos publicados neste blog expõem o pensamento de seus autores sobre um determinado tema de interesse público, sendo da responsabilidade de cada autor o conteúdo aqui veiculado.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


Assine nossa Newsletter

Receba em seu email dicas de arte e de bem estar para o seu lar

Email enviado!

bottom of page