top of page

Como o Paisagismo Pode Combater o Aquecimento Global: O Papel Vital das Árvores

Seja você também um aliado no combate ao aquecimento global utilizando árvores no seu paisagismo


Olá, amigos, tudo bem? No artigo de hoje, vamos explorar a importância das árvores no paisagismo e como elas desempenham um papel fundamental na luta contra o aquecimento global. Você sabia que a escolha certa de árvores no paisagismo pode ajudar a enfrentar os desafios climáticos? Vamos mergulhar nesse assunto e descobrir o que torna as árvores tão especiais.


Imagem da copa de uma alta árvore de ipê branco visto de baixo para cima com céu azul claro ao fundo

Todos nós estamos sentindo na pele o aquecimento global e os efeitos catastróficos das mudanças climáticas.

Rios secando, florestas queimando, ondas de calor insuportáveis, chuvas torrenciais e alagamentos constantes em diversas cidades são a nossa realidade atual. Porque isso está ocorrendo?

Infelizmente, o modo de vida da nossa sociedade intensifica o efeito estufa que, por sua vez, eleva a temperatura do planeta.


Uma das estratégias mais eficazes para combater o aquecimento global é o reflorestamento, especialmente em áreas urbanas. Aqui estão alguns dados estatísticos que destacam a importância dessa abordagem:



Como o Paisagismo Pode Combater o Aquecimento Global: O Papel Vital das Árvores:

Benefícios do Reflorestamento


Close de pé de jabuticabeira com frutos


Maior Conforto Térmico: As árvores fornecem sombra, reduzindo a exposição direta aos raios solares. Estudos demonstram que áreas arborizadas podem ser até 2°C mais frescas do que áreas urbanas sem árvores.

Imagem de galho de árvore de ipê branco  carregado de flores visto Imagem da copa de uma alta árvore de ipê branco visto de baixo para cima com céu azul claro ao fundode baixo para cima com céu azul claro ao fundo

Aumento da umidade relativa do ar:


As árvores, através da evapotranspiração, contribuem para a umidade do ar. Isso não apenas refresca o ambiente, mas também melhora a qualidade do ar, reduzindo os efeitos do calor extremo.


Valorização Imobiliária:

Bairros com paisagismo bem planejado e arborizado têm uma valorização média de 5 a 15%. Áreas verdes e belos espaços públicos tornam os locais mais agradáveis para se viver.


Prevenção de alagamentos:

Uma única árvore de porte adulta, pode absorver mais de 200 litros de água através de suas raízes, todos os dias. Assim como pode captar a água da chuva que cai sobre suas folhas. Não é incrível?!


Abrigam e alimentam os pássaros:

Os pássaros são verdadeiros propagadores de sementes, promovendo um reflorestamento natural no planeta. Além disso, também comem insetos, evitando propagação desequilibrada de insetos nos centros urbanos. Os pássaros fazem esse controle biológico natural.

Close de folhas de samambaias

Um projeto de arborização urbana requer um planejamento eficiente e responsável. Vários aspectos devem ser levados em consideração, tais como:



· O local do plantio deve ser compatível com a espécie escolhida.

· O tronco deve ser resistente e sem espinhos, para evitar acidentes com a queda da árvore, ou que machuque os pedestres.

· As raízes devem ser mais profundas para evitar a destruição das calçadas

· As espécies escolhidas devem ser resistentes às pragas e doenças. Uma boa dica é utilizar espécies nativas da região.

· A copa das árvores deve ter formato e tamanho compatíveis com o local, evitando, assim, custos elevados com podas frequentes.


Além dessas vantagens, adicionar arbustos, herbáceas ou forrações ao paisagismo em torno das árvores expande as possibilidades de design. Muitas espécies se adaptam tanto a áreas de sol pleno quanto a meia sombra, tornando o entorno das árvores ainda mais atraente.




Em um mundo em constante mudança devido às alterações climáticas, até as plantas de pleno sol estão buscando sombra, pois o sol está mais quente do que nunca. Se você precisa de orientação para adaptar seu jardim às mudanças climáticas, não hesite em nos contatar. Teremos o prazer de ajudar a tornar seu espaço mais sustentável e agradável.





Lembre-se, o paisagismo com árvores não apenas melhora a estética, mas também desempenha um papel vital na luta contra o aquecimento global. Vamos trabalhar juntos para criar um ambiente mais saudável e sustentável.


Grande abraço,

André Cenak


Foto do paisagista André Cenak blog Art Wall Quadros

Por ANDRÉ CENAK I Paisagista Olá, eu sou André Cenak, Paisagista, proprietário do Jardim Salvaterra Paisagismo e escritor aqui na Art Wall.



Os artigos publicados neste blog expõem o pensamento de seus autores sobre um determinado tema de interesse público, sendo

da responsabilidade de cada autor o conteúdo aqui veiculado.


39 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Guest
Oct 22, 2023

Como sempre, didático e motivador!

Like

Assine nossa Newsletter

Receba em seu email dicas de arte e de bem estar para o seu lar

Email enviado!

bottom of page