top of page

Como fazer um jardim externo para crianças


As crianças merecem!


Olá, amigos, tudo bem? Recentemente eu fiz um jardim de um pequeno condomínio com seis casas. Nesse condomínio, criamos quatro jardins em quatro ambientes distintos, porém integrados: um jardim ornamental em frente de cada casa para valorização do imóvel, um jardim da área gourmet, um jardim da área da piscina e um jardim do parquinho das crianças.

Neste texto, vamos falar do jardim do parquinho das crianças e, em outras oportunidades, falaremos sobre as demais áreas.

Gostou do tema? Ficou curioso? Então, vamos ao texto conferir o que esse jardim tem de tão especial.




Imagem: acervo pessoal


Em uma visita preliminar para conhecer a área e entender as demandas do construtor, percebemos uma área em aclive com algumas árvores nativas onde pretendia-se fazer somente um pomar e o parquinho seria instalado ao lado da piscina numa área muito pequena.

Avaliamos o local como um todo e fizemos algumas propostas diferenciadas que foram aprovadas pelo construtor.

Nessa proposta, ficou decidido que levaríamos o parquinho para a área de árvores nativas (pequeno bosque) e criaríamos um jardim, com frutíferas que gostam desse ambiente de meia sombra, e as crianças teriam mais espaço e convívio com a natureza.



Imagem: acervo pessoal


Por ser uma área em aclive, acima da piscina e da área gourmet, os pais poderiam ficar de olho nas crianças mesmo não estando junto delas no parquinho.




Imagem: acervo pessoal


Definido o projeto, conversamos com o fabricante do parquinho para ajustar as medidas dos brinquedos para que ficassem mais integrados ao jardim e posicionados entre as árvores nativas. Dessa forma, as crianças não vão se expor tanto ao sol.

Fizemos também alguns ajustes na topografia do terreno, fazendo as rampas de acesso, os caminhos para entrada no parquinho, escaladas, pontes e saída do escorrega em níveis diferentes, criando, assim, mais necessidade de movimento das crianças e tornando o brinquedo mais atrativo e dinâmico.



Imagem: acervo pessoal


NOs balanços, foram instalados distante tanto da caixa de areia como dos caminhos de acesso para evitar acidentes, dessa forma, é possível que crianças de idades diferentes possam brincar sem conflitos, cada um no seu quadrado.

Acredito que os adultos e jovens também vão utilizar os balanços porque a vista do horizonte ficou fantástica.

A amarelinha foi instalada próximo das frutíferas, então, é possível colher amoras e pitangas brincando de pular amarelinha.




Imagem: Acervo pessoal


O jardim foi plantado e agora é cuidar para que as plantas cresçam, floresçam e frutifiquem e com o passar dos anos ele fique cada vez mais bonito.

O jardim desse condomínio tornou-se um diferencial do lugar com um espaço aconchegante e convidativo para se estar junto com a família, amigos e natureza. Todos juntos, em harmonia, árvores, flores, pássaros, macaquinhos, abelhas, etc.



Criamos uma experiência sensorial, o calor do sol, o frescor da sombra das árvores, o movimento da natureza, num espaço relativamente pequeno, porém muito acolhedor devido as árvores nativas que proporcionaram um conforto de bosque e possibilitaram toda a nossa intervenção benéfica na construção desse ambiente.


Lembrando que cada espaço disponível, vai nos permitir criar um jardim para crianças de maneira diferente, no projeto relatado acima, as árvores nativas foram as artistas principais e o projeto nasceu a partir delas.


Viva as árvores nativas! Vamos conservá-las sempre que possível!


Se você precisar de ajuda para criar um ambiente acolhedor no seu jardim para receber as crianças, entre em contato conosco, teremos o maior prazer em te atender.


Grande abraço,

André Cenak


Por ANDRÉ CENAK I Paisagista Olá, eu sou André Cenak, Paisagista, proprietário do Jardim Salvaterra Paisagismo e escritor aqui na Art Wall.

Os artigos publicados neste blog expõem o pensamento de seus autores sobre um determinado tema de interesse público, sendo da responsabilidade de cada autor o conteúdo aqui veiculado.

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

ความคิดเห็น


Assine nossa Newsletter

Receba em seu email dicas de arte e de bem estar para o seu lar

Email enviado!

bottom of page