top of page

Como fazer um cantinho da leitura e meditação em casa?

Atualizado: 20 de abr. de 2023

Dicas para decorar seu cantinho da leitura


Bom, vamos começar esse artigo dando pelo menos uma boa razão pra você querer montar seu cantinho da leitura: Quer aprimorar a memória? A meditação e a leitura podem ajudar! Quem ainda não tem problemas com perda de memória pode apostar na meditação para aprimorar a atenção e reduzir o estresse, que acabam resultando em uma memória mais eficiente. Bom motivo, certo?


Uma das maneiras mais poderosas de aprimorar o funcionamento cognitivo é através da leitura. Além das informações adquiridas, ela gera uma atividade mental em várias áreas do cérebro, que precisam funcionar harmoniosamente para gerar compreensão.

Então como criar um canto de leitura aconchegante? Imagine pilhas de livros pela casa que temos a intenção de ler, mas ficam assim, largados.... Livros de decoração, jardinagem, biografias, ficção, de tudo um pouco. Montar um canto de leitura parece a maneira perfeita de desligar o barulho do mundo e roubar alguns momentos de silêncio para gente. Parece bom, certo? Então veja como criar seu próprio.



Tem um canto estranho em sua casa? Essa é a maneira perfeita de aproveitar um espaço que parece não ser grande o suficiente para nada. Tudo que você precisa é de uma ou duas poltronas estrategicamente posicionadas, uma pequena mesinha, um pufe e uma lâmpada de leitura. Se o seu canto tiver uma ou duas prateleiras, vai dar um preenchimento interessante de espaço vertical.

Sabe aquela harmonização tão sonhada naquele cantinho da leitura onde você tem uma poltrona confortável, alguns livros, uma decoração que mostre uma parte da sua personalidade, do seu intelecto? Anota aí algumas dicas:




1. Defina o espaço com um tapete.


2. Escolha uma poltrona confortável. Encosto alto e braços para se aconchegar. As melhores poltronas para leitura são espaçosas, convidativas e tão confortáveis que você poderia ficar horas nelas. Porque quando estamos imersos em um bom livro, não queremos que nada nos distraia - especialmente dores nas costas desconfortáveis ou falta de espaço!


3. Adicione uma mesinha lateral, que também pode ser um banquinho, e pode servir de apoio e de suporte de plantas.


4. A luz natural é perfeito para se enrolar e ler. Mas para o cair da tarde ou para a noite, traga alguma iluminação agradável, filtrada por um abajur ou uma luminária com muita personalidade.


5. Escolha uma almofada com estampa ou padrão interessante, pois é a maneira mais fácil de definir o tom do seu canto de leitura, e adiciona um suporte para as costas (muito necessário, obrigada- de nada!). Tente trabalhar com a paleta de cor do tapete e adicionar alguma textura ao ambiente.


6. Coloque um cobertor aconchegante sobre a poltrona.

7. Pense verde e coloque uma amiga planta em seu canto de leitura. A conexão com a natureza nos ajuda a nos sentirmos melhor... 8. Pendure alguma arte que você adora! Esses quadros da Coleção Abstrato da Art Wall são um must em seu canto de leitura.


9. Estilize sua mesa lateral.


10. Mais importante ... livros! Mova aquela pilha de livros que você queria ler para o seu canto de leitura!!!


11. Adicione uma vela perfumada para dar aquele clima de relaxamento. Um candelabro, um arranjo de velas e flores, que tal?


12. Pegue sua caneca favorita. Não há nada como um bom café ou chá para ajudar a entrar na mentalidade de relaxar e descontrair.


13. Adicione um pufe como apoio para os pés.


14. Aproveite! Agora, comece a ler!


Oi! Eu sou Vivi Godinho, artista Art Wall, e trago aqui dicas para montar um canto de leitura, ao estilo faça você mesmo (DIY). Gosta da ideia?

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


Assine nossa Newsletter

Receba em seu email dicas de arte e de bem estar para o seu lar

Email enviado!

bottom of page