top of page

Como decorar sua casa ou apê alugados

Atualizado: 20 de abr. de 2023

Transforme seu espaço em lar



Banheiro - Antes e depois: Instalação de papel de parede e prateleira estreita



Já ouvi muitas pessoas dizerem que não podem decorar a casa como gostariam, muito menos chamar um arquiteto para ajudá-las, porque moram em casas de aluguel. Tem gente que nem reconhece a casa alugada como lar!


A casa deve ser o nosso abrigo, que além de nos proteger das intempéries e nos deixar seguros, deve trazer bem estar, conforto e a sensação de pertencimento.


A casa, onde descansamos depois de um longo dia, onde recebemos as pessoas que mais gostamos, deve ter a nossa cara e mesmo com as restrições que uma casa ou apartamento alugado nos impõe, é possível lançar mão de várias alternativas práticas e reversíveis, sem grandes investimentos e que podem te acompanhar por muitas moradas. Querem ver como temos várias opções certeiras para você aplicar onde mora ou salvar as ideias para a próxima casa!



Qualidade do mobiliário


Investir, quando possível, em móveis com qualidade é a garantia de futuras desmontagens e montagens.


Dê preferência aos móveis em medidas padrão, como as camas de casal. O modelo convencional tem 1,38 m de largura, enquanto o modelo queen tem 1,58 m. Pode parecer pouco, mas 20cm fazem toda diferença e de nada vai adiantar uma cama maior que não vai entrar no quarto novo ou não vai deixar com que você circule de forma confortável pelo espaço. A maioria dos edifícios residenciais de hoje visam o maior aproveitamento dos espaços e acabam projetando ambientes bem pequenos, então todo cuidado é pouco!


Quarto - Antes e depois: Sugestão de cabeceira estofada, mesas de cabeceira soltas, pintura e moldura tipo boisserie na parede. Soluções rápidas e criativas, proporcionaram a renovação visual do ambiente.



Evite marcenaria planejada


Com certeza os móveis planejados são excelentes, pois otimizam os espaços. Porém, como são feitos sob medida, dificilmente você conseguirá aproveitá-los em outros espaços sem precisar fazer nenhum ajuste. Então se você mora de aluguel, fique atento a isso.


Hall de entrada - Espaço pequeno e de passagem, optamos por um aparador e espelho soltos. A decoração foi composta por papel de parede floral, quadros e um cachepô com cactus.



Escolha itens versáteis


Móveis multifuncionais são uma tendência que vale a pena investir. Sabe aquela penteadeira diferentona que você achou na promoção? Linda, com um super espelho acoplado, mas será que é possível encontrar uma opção que, por exemplo, pode também ser utilizada como mesa de trabalho? Ou um sofá que pode servir como uma confortável cama para as visitas?



As cores são nossas aliadas


Provavelmente a dica que mais gosto! O investimento é baixo e a mudança faz muita diferença. Dependendo da escolha da cor e tom, é possível tornar o ambiente visualmente mais amplo, aconchegante, demarcar áreas e funcionalidades do espaço. As opções são infinitas e uma lata de 900ml faz milagre, acredite!


Quarto - meia parede pintada com cor vibrante. Visual renovado com capricho e uma latinha de tinta acrílica.



Soluções reversíveis


Dê preferência a alternativas que não afetem questões estruturais dos espaços, como fechamentos e aberturas de novos vão, demolição de paredes ou aplicar tinta epóxi (aquela resistente, que pode ser aplicada sobre revestimentos cerâmicos). As mudanças citadas acima são mais difíceis de reverter e podem causar muita dor de cabeça. Lembrando que qualquer mudança deste tipo, deve ser previamente combinada com o proprietário do apartamento e também necessita de autorização do condomínio e laudo técnico, garantindo a segurança da construção.


Temos voltado mais o olhar para dentro de casa, e cuidar do lugar onde moramos melhora a qualidade de vida de todos que ali habitam, acolhe os que estão de passagem e traz benefícios para a nossa saúde física e mental, acredite se quiser. Mas isso é assunto para outro papo! Que as ideias expostas no artigo de hoje, possam inspirar e trazer mais conforto para o seu lar!



Por JULLIANA GOMES I Arquiteta e Urbanista



Os artigos publicados neste blog expõem o pensamento de seus autores sobre um determinado tema de interesse público, sendo da responsabilidade de cada autor o conteúdo aqui veiculado.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Assine nossa Newsletter

Receba em seu email dicas de arte e de bem estar para o seu lar

Email enviado!

bottom of page