top of page

Como é o home office ideal?

Atualizado: 20 de abr. de 2023

Dicas para montar um home-office em casa


Olá! Hoje vamos falar de home office, isso mesmo, aquele ambiente na sua casa que passou a ser usado com muita, mas muuuita frequência após a pandemia Covid19. Segundo dados da McKinsey, a pandemia acelerou as tendências existentes em trabalho remoto, comércio eletrônico e automação, com até 25% mais trabalhadores do que o estimado anteriormente precisando mudar a forma de ocupação, ou seja, se adequando à nova realidade. Falamos já nesse blog 5 dicas para melhorar seu espaço de trabalho em casa, e hoje estamos ampliando o assunto, que parece que veio pra ficar definitivamente em nossos lares.Mas a maioria de nós não estava esperando por essa novidade de ter que trabalhar online de casa... Aliás uma das fortes tendências "era" a de as pessoas nem mais terem tanta necessidade de comprar um computador ou um notebook para a casa, pois os celulares modernos praticamente têm todas as funções e são muito menores pra carregar por todo canto. Mas com a pandemia Covid19 isso mudou e além do computador precisamos de um "espaço" que seja formal o suficiente para chamarmos de "home office" ou "meu local de trabalho". Tenso né? Eu sei.

Bom, aqui ficam então as nossas sugestões:

Photo by Kelly Sikkema on Unsplash


Estabeleça orçamento para seu home-office

Se vamos começar do zero, então teremos que estipular um valor para gastar com as coisas. Devemos incluir custo para uma boa cadeira ergonômica (a coluna agradece). Outra coisa importante é uma boa tela de computador, de preferência as que oferecem regulagem de altura e conforto óptico, essas não são baratas...

Photo by Kelly Sikkema on Unsplash


Layout de um bom home-office

Tome medidas precisas do espaço onde vai trabalhar, incluindo todas as portas e janelas para ter a certeza de que todas as peças que vai introduzir irão caber e funcionar no espaço. Posicione a sua mesa de trabalho perto de onde estiver a melhor iluminação e as saídas elétricas para não ter cabos espalhados pelo chão.

Photo by Siniz Kim on Unsplash


Ventilação e Aquecimento do home-office

Você não vai querer suar copiosamente naquela reunião online importante. Imagine o barulho do seu ventilador diretamente no ouvido de todos que estiverem falando com você, sem contar que você vai ter que aumentar o tom de voz para competir com o ventilador e se fazer entender. Sim a climatização do ambiente é importante... e agora?

Pense na hipótese de considerar um sistema de aquecimento e ar condicionado para esse ambiente da casa, e que seja facilmente ajustável e econômico! Uma boa janela por perto é bem vinda também.

Photo by Nubelson Fernandes on Unsplash


Mesa de home-office

A escolha da mesa deve ser feita de acordo e proporcionalmente com o tamanho do espaço onde vai ser colocada.

Deve também ser posicionada corretamente em termos de iluminação para que fique confortável enquanto trabalha e para evitar custos desnecessários de eletricidade. Portanto não vá usar qualquer mesa, okay? Vai ser a mesa do tamanho certo para o local adequado (lembrando que você vai passar seu dia todinho lá ao redor dessa mesa).

De costas viradas para a janela: péssima ideia, pois sua tela ficará cheia de reflexos que lhe dificultará a visibilidade. De frente para a janela? Depende... a não ser que a parede em que essa janela esteja seja virada a Norte ou tenha a possibilidade de uma boa cortina para controlar a entrada de luz. Prefira posicionar a mesa perpendicular à janela se for possível, e tenha em conta também o espaço que será necessário para uma cadeira de escritório para ser empurrada para trás quando você precisar levantar ( mínimo 1,20m livre).

Photo by Freddie on Unsplash


Armários de um home-office

Vamos combinar que a gaveta do rack da sala onde ficam os materiais de pintura das crianças não é o melhor local para guardar documentos da empresa, certo?

O melhor lugar para um pequeno armário será junto ou integrado com a mesa de trabalho para que não tenha que se levantar para abrir uma gaveta. Os armários altos e estreitos serão mais adequados a espaços pequenos, já que não estamos mais no escritório.

Photo by Surface on Unsplash


Paredes de fundo do home-office

Sério agora... Sem paredes chatas, por favor! Há muitas opções de decoração que podem expressar sua personalidade e transmitir uma mensagem positiva da sua pessoa para àqueles que estão ativamente observando você do outro lado da tela (cliente, seu chefe e o RH).

Paredes com texturas, pintada de cores expressivas como mostramos aqui, estantes para armazenar seus livros e lembranças de viagens e... é claro, QUADROS! Aliás aproveite que já está aqui e confira as nossas opções de quadros decorativos, clique aqui.Sempre contrate especialistas! Se for o caso de precisar de ajustes técnicos (design de interiores, eletricidade, construção de divisórias, pinturas, etc.)



Os artigos publicados neste blog expõem o pensamento de seus autores sobre um determinado tema de interesse público, sendo da responsabilidade de cada autor o conteúdo aqui veiculado


Oi! Eu sou Vivi Godinho, artista Art Wall, e trago aqui dicas para melhorar o seu home-office, e aí?Gosta da ideia?

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarii


Assine nossa Newsletter

Receba em seu email dicas de arte e de bem estar para o seu lar

Email enviado!

bottom of page