top of page

5 regras sobre espaços pequenos que estavam erradas

Atualizado: 17 de abr. de 2023

5 regras sobre espaços pequenos que estavam errada


Quando o assunto é espaço pequeno logo vem à mente que não pode isso, não pode aquilo... No final parece que não é uma alternativa morar em espaço pequenos, já que grande parte das coisas que você gosta não daria para fazer.

É certo que existem algumas regras, mas, como sabemos, toda regra tem sua exceção! Por isso eu separei aqui 5 regras sobre espaços pequenos que estavam erradas:


1- Cores escuras:

Essa proibição é clássica! Aposto que pelo menos uma vez você já escutou que cores escuras fecham o ambiente e dão a sensação de serem menores. Não deixa de ser mentira, mas você pode quebrar essa regra usando a cor escura em uma parede, por exemplo. Na verdade, na decoração, tudo depende e deve ser avaliado. Na minha casa (pequena) eu tenho uma parede preta! Mas todo o resto de superfícies, como piso, outras paredes e armários, são de cores claras. Assim deu para balancear bem e não pesou o ambiente.


2- Rebaixamento de gesso:

Muitos demonizam o rebaixamento de gesso porque ele diminui o pé direito (altura do chão até o teto) e com isso traz a sensação de pouco espaço. Bobagem! Na verdade, o rebaixamento vai ajudar a trazer mais unidade, principalmente se ele esconder vigas ou ainda, a possibilidade de distribuir mais luz é ótima para ampliar os espaços pequenos! Mas como tudo precisa ser analisado, a primeira coisa que tem que ser vista é justamente a distância do chão até o teto, porque se já estiver no limite é aconselhável não fazer.


3- Espelhos:

Já usar o espelho é aquela dica que todo mundo dá: se você mora num espaço pequeno, use e abuse dos espelhos! Mas nem sempre é assim. Muitas pessoas não gostam de espelhos e está tudo bem não usar! Ou ele não encaixar no estilo escolhido. Existem muitas alternativas para ampliar o espaço e você não precisa usar todas!


4- Prateleiras:

Muitas pessoas indicam o uso de prateleiras, já que são ótimas para guardar muitas coisas e aproveitar o espaço vertical. Mas devem ser bem usadas para não dar aquela cara de que está entulhado! O ideal é usar algumas caixas para ajudar na organização, porque quanto mais informação a vista, mais se tem a sensação de que o espaço está menor. Na minha opinião eu aconselho fazer alguns armários e estantes mesclando partes abertas e fechadas, porque dá pra guardar mais coisas, inclusive as baguncinhas!


5- Mesa com canto alemão:

O canto alemão tem sido bem difundido como opção para espaços pequenos, mas isso não quer dizer que ele é a única opção ou que você deve usá-lo, porque em alguns casos, ele simplesmente não funciona! Dependendo do espaço disponível, o canto alemão pode ocupar espaço todo disponível ou virar um verdadeiro elefante branco, deixando um espaço minúsculo de espaço. Aqui, mais uma vez, vale avaliar com calma cada caso!



Por Luciana Teperino I Arquiteta e Urbanista

Oi, eu sou a Lu, arquiteta e urbanista formada pela UFJF em 2011, mestre em Urbanismo pela UFRJ em 2015 e proprietária do escritório Lu Teperino Arquitetura e Interiores desde 2016, com especialidade em apartamentos pequenos.


Os artigos publicados neste blog expõem o pensamento de seus autores sobre um determinado tema de interesse público, sendo da responsabilidade de cada autor o conteúdo aqui veiculado.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Assine nossa Newsletter

Receba em seu email dicas de arte e de bem estar para o seu lar

Email enviado!

bottom of page