top of page

5 dicas para melhorar seu espaço de trabalho em casa!

Atualizado: 20 de abr. de 2023



Por JULLIANA GOMES I Arquiteta e Urbanista


Imagem de ErikaWittlieb por Pixabay


Com a quarentena, várias pessoas estão trabalhando de casa. Mesmo com o afrouxamento do isolamento social, continuamos em uma pandemia muito grave e se você tem o privilégio de trabalhar de casa, aqui vão algumas dicas práticas que você pode aplicar no seu ambiente.


Pode ser que o seu trabalho exija reuniões on-line e chamadas de vídeo passaram a fazer parte da rotina. Hoje irei falar sobre como preparar um ambiente aconchegante e interessante para você e também aos olhos de quem está te vendo do outro lado da tela.


Vamos considerar que você já conseguiu organizar seu espaço de trabalho e já estabeleceu seus horários, ok? Agora vamos às dicas!


1 – Ambiente: Se possível, escolha um ambiente mais reservado, que você possa ter privacidade e que não corra o risco de interrupções. Evite lugares de passagem de pessoas e espelhos atrás de você, pois irá refletir todo seu ambiente de trabalho.


2 – Iluminação: Se a reunião for durante o dia, você pode aproveitar a luz solar e ficar de frente

para a janela – cortinas finas podem atenuar a luz, caso ela seja muito forte. Evite ficar contra

a luz, pois deixará seu rosto na sombra. Se precisar de iluminação artificial, além da luz

ambiente você pode recorrer a uma luminária de mesa posicionada a sua frente.


Imagem de Donna Naquin por Pixabay



3 – Pintura: Se no seu espaço de trabalho aparecer uma parede de fundo, você pode pintá-la de alguma cor que transmita bem-estar ou que tenha relação com sua atividade – Violeta ou verde para trabalhar a criatividade, azul para serenidade e harmonia, e amarelo para alegria e vida. Imagine para psicólogxs um fundo azul, não ficaria ótimo?


Ah, cuidado na hora de escolher a tonalidade da cor! Evite os tons muito intensos, que podem se tornar cansativos por um longo período e até distrair a atenção de quem está te vendo.


4 – Plantas: Plantas para ambientes internos são uma ótima opção para dar vida ao espaço – Você pode colocar um cachepô com uma planta pendente apoiadas em um banquinho alto atrás de você, por exemplo. Ou um vaso de chão com uma planta maior de folhagens.



Projeto de interior autoral Julliana Gomes Arquitetura



5 – Quadros: Lembra da parede com pintura que sugerimos lá na dica 4? Agora imagina um quadro sobre ela! Você pode pendurá-lo na parede de forma deslocada da posição em que você está sentadx, para que ele apareça atrás de você. Evite imagens pessoais, como fotos com a família ou imagens muito “fofinhas”. Nada contra, mas estamos falando de um ambiente profissional – há exceções, dependendo do que você faz, claro! Escolha uma temática que transmita bem-estar! Minha sugestão é você acessar a coleção MUNDO da Art Wall, onde você encontra várias opções para diversos ambientes de trabalho!


É claro que nem todo trabalho é possível ser cumprido de casa, é claro que muita gente não tem essa opção ou condições favoráveis dentro de suas casas para trabalhar, por inúmeros motivos! Mas para diversas atividades sabemos que as mudanças causadas pela pandemia da Covid 19 vieram para ficar e algumas empresas e profissionais adotaram o trabalho remoto definitivamente. Este é um movimento que já estava acontecendo antes da crise mundial, visto que o home office reduz os custos fixos de uma empresa ou profissional, evita o tempo infinito de deslocamento nos grandes centros e é sabido que até melhora o rendimento das pessoas no trabalho. Então, se você pode se valer do trabalho e do estudo remoto, espero que as dicas possam te ajudar e caso você também tenha alguma, conta pra gente!


Os artigos publicados neste blog expõem o pensamento de seus autores sobre um determinado tema de interesse público, sendo da responsabilidade de cada autor o conteúdo aqui veiculado.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


Assine nossa Newsletter

Receba em seu email dicas de arte e de bem estar para o seu lar

Email enviado!

bottom of page