top of page

5 DICAS DE DECORAÇÃO PARA APARTAMENTOS ALUGADOS - PARTE 2

Atualizado: 17 de abr. de 2023

DECORAÇÃO PARA APARTAMENTOS ALUGADOS


No meu último texto eu trouxe 5 dicas de decoração para apartamentos alugados, agora estou de volta para complementar com a parte 2, onde vou trazer mais 5 dicas:


1- ESCOLHA UM ESTILO DE DECORAÇÃO

Pode até parecer óbvio, mas escolher um estilo de decoração vai te ajudar a guiar os seus próximos passos. Vai evitar, principalmente, que você compre itens que quando colocados juntos não combinam, deixando o ambiente confuso e desagradável. Pesquisar imagens de referências vai te ajudar na hora de identificar o que gosta e o que não gosta. Além disso, é importante se perguntar se você é uma pessoa que gosta de explorar cores ou prefere tons neutros, se gosta de móveis com design mais reto ou curvo ou ainda se o intuito da decoração é passar um ar de aconchego ou sofisticação.


Imagem: pixabay.com

Imagem: pixabay.com


PROJETO AUTORAL FOTÓGRAFA RAQUEL CAMPANATE

2- OBJETOS QUE CONTAM HISTÓRIAS

Reaproveitar aqueles móveis de herança que geralmente ficam guardados sem uso é uma ótima opção na hora de decorar seu apê. Eles podem ser restaurados ou usados em sua forma original dependendo do estilo que você tenha escolhido. Pelo design marcante que possuem, esses móveis trazem muita personalidade, e claro, lembranças e histórias para serem contatadas as visitas.

Mesmo que você não tenha esses móveis em sua família, você consegue comprar em lojas de antiguidades e brechós com preços acessíveis. O interessante é que esses móveis costumam ter uma ótima durabilidade, já que são feitos com materiais nobres e mão de obra artesanal. Isso garante vida longa e permite o uso em uma nova mudança.

PROJETO AUTORAL FOTOGRAFO BRUNO MENEGHITTI

3- MÓVEIS COM TAMANHO PADRÃO

A parte da mobília é a mais onerosa e por isso você não pode errar nessa hora! Opte pelos móveis soltos e com medidas padronizadas. Evite os móveis planejados sob medida e personalizados para locais específicos. Como o imóvel não é seu e se porventura você precisar sair, os móveis soltos serão mais fáceis de aproveitar em outros espaços, já que os planejados ficam fixos e provavelmente será difícil encaixá-los no novo lar.

É importante que você pense bem nos usos de cada ambiente para comprar os móveis certos e não ficar “enchendo” o espaço com muitos móveis que podem inclusive atrapalhar na circulação. Em ambientes menores priorize móveis que além de sua função principal, tenham tenham lugares para guardar coisas, como buffets fechados, puffs com baú, racks de TV com gavetas… Ter lugar para guardar seus pertences é uma das grandes necessidades pedidas aqui no escritório.


Imagens: decorpad.com



4- INVESTIR NO QUE VALE A PENA

Compras inteligentes vão valorizar muito seu apartamento e melhorar sua qualidade de vida! É importante listar tudo aquilo que você identifica como importante para seu dia a dia. Para uma boa noite de sono regenerativa, por exemplo, você precisa investir num colchão apropriado para seu gosto e roupas de cama boas. Aqui conta mais a qualidade do que a quantidade, dois bons jogos de roupa de cama já são suficientes.

Se você assiste muita TV, por exemplo, nada de economizar na hora do sofá, já que vai passar boas horas ali. Se gosta de cozinhar, por que não investir em utensílios de cozinha que além de práticos podem ajudar na decoração do ambiente? Pense sempre na sua rotina e invista nesses itens, que inclusive, poderão ser utilizados para outro apartamento.


Imagens: pixabay.com

5- DECORAR AS PAREDES

As paredes são as maiores superfícies que temos na hora de decorar um apartamento alugado, porque geralmente os móveis são mais baixos, não ocupando a parede toda. A decoração pode ser com quadros (como vimos no artigo anterior), ou ainda, podemos trabalhar com pintura e papel de parede.

Nessas duas opções temos uma variedade de possibilidades, como pinturas geométricas, pintura em meia parede, pintura total da parede, pintura com texturas…. E em relação aos papéis de paredes, eles possuem uma grande gama de estampas e cores. Não deixe de investir na decoração das paredes só porque o imóvel é alugado!

Na maior parte dos casos é pedido que o apartamento seja entregue com nova pintura, ou seja, você já vai ter que pintar de qualquer forma! E sobre os papéis, hoje no mercado encontramos opções que são próprias para serem removidas da parede e coladas em uma nova, vale a pena pesquisar e investir!


Por Luciana Teperino I Arquiteta e Urbanista Oi, eu sou a Lu, arquiteta e urbanista formada pela UFJF em 2011, mestre em Urbanismo pela UFRJ em 2015 e proprietária do escritório Lu Teperino Arquitetura e Interiores desde 2016, com especialidade em apartamentos pequenos.

Os artigos publicados neste blog expõem o pensamento de seus autores sobre um determinado tema de interesse público, sendo da responsabilidade de cada autor o conteúdo aqui veiculado.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Assine nossa Newsletter

Receba em seu email dicas de arte e de bem estar para o seu lar

Email enviado!

bottom of page