top of page

5 DICAS DE DECORAÇÃO PARA APARTAMENTOS ALUGADOS - PARTE 1

Atualizado: 20 de abr. de 2023

5 DICAS DE DECORAÇÃO PARA APARTAMENTOS ALUGADOS


Acredito que deixar um apartamento que não é seu com a sua personalidade é umas das tarefas mais difíceis quando se fala de decoração. Pensar em todas as restrições relacionadas a mudanças que são permitidas nesses imóveis, e investir em coisas que não poderá levar embora é desanimador.


Mas acredite, é possível sim deixar seu apartamento alugado com com a sua cara e ainda melhor, poder levar grande parte das coisas que comprou para outro imóvel! Separei aqui 5 dicas para você decorar com personalidade e sem gastar muito!


1- TAPETES


O tapete é bem versátil na hora da decoração, ele ajuda a demarcar os ambientes e ainda traz uma sensação de aconchego. Além disso, para apartamentos alugados onde geralmente não se reforma o piso, o tapete se torna um grande coringa para esconder o revestimento que não esteja em boas condições, ou que você não tenha gostado tanto.


Mas cuidado com a proporção. Na sala, por exemplo, é importante que o tapete cubra todos os móveis (sofá, mesinhas de centro ou laterais e poltrona) ou que o tapete entre debaixo do sofá uns 30 cm pelo menos. Caso você já tenha um tapete e queira aproveitar, pode fazer uma composição com tapetes novos, que está bem em alta agora. Com texturas, estampas e formatos diversos, com certeza você encontrará um que se adeque ao seu estilo.


Créditos de imagens: pixabay.com; blog.livencasa.com


2- DECORAÇÃO COM QUADROS


Eu acredito que comprar quadros é o melhor investimento ao decorar um apartamento alugado. Primeiro que eles trazem muita personalidade ao ambiente. Segundo, caso você se mude, eles são fáceis de ser transportados. E terceiro, são muito adaptáveis, você pode pendurá-los na parede ou apoiá-los (como escrevi no último texto - clique aqui).


E isso permite uma série de possibilidades na hora de decorar seu ambiente! Ah, mas se eu me mudar, será que o quadro vai caber no outro apartamento ou será que eu não vou enjoar de olhar sempre para o mesmo quadro? A parede ficou muito grande para a proporção do quadro? Coloque mais quadros e faça uma composição ou opte por usá-lo de outra forma, como apoiado em uma estante, prateleira ou até mesmo no chão. Aposto que você terá outra perspectiva fazendo pequenas adaptações na instalação e não vai enjoar.


COMPRE AQUI:


3- PLANTAS

As urban jungles (florestas urbanas) continuam em alta, mas você não precisa ter muitas plantas no mesmo ambiente, como preza o conceito. Para trazer mais personalidade, você pode misturar as plantas com outros objetos de decoração, por exemplo em uma estante, separar alguns vasos de piso com plantas maiores nos cantos ou ainda pendurar no teto, o que é uma boa dica para quem tem apartamento pequeno.


Para manter o equilíbrio use vidros transparentes e folhagens ao invés de flores! Busque por espécies mais fáceis de cuidar como jiboia, cactos, suculentas e espada de são Jorge. Mas se a sua vibe for a praticidade, você pode optar pelas plantas permanentes ou as plantas secas que estão muito em alta e remetem ao estilo boho na decoração.


Créditos: casavogue.globo.com; pixabay.com; tuacasa.com


4- ILUMINAÇÃO

A iluminação é um item que valoriza muito os ambientes, no entanto é comum os apartamentos alugados terem poucos pontos de iluminação. Uma boa saída é a utilização de trilhos no teto, onde você consegue colocar spots e distribuí-los melhor sem ter que quebrar nada.


Para trazer uma atmosfera mais aconchegante e pontuar detalhes específicos em sua decoração, use abajures apoiados em mesas ou luminárias de piso. Além de impactar na iluminação, escolhendo luminárias com designs atemporais você valoriza ainda mais seu ambiente!


Créditos: tuacasa.com; pixabay.com


5- NEGOCIE COM O PROPRIETÁRIO

Alguns detalhes podem incomodar ou ainda realmente precisar de reparos. Se for o caso, converse com o proprietário e tente negociar essas benfeitorias. E olha, nem precisa ser uma reforma de quebra quebra, uma troca de rejunte, troca de armários ou ferragens dos móveis já valoriza e melhora bem a vida útil do imóvel.



Por Luciana Teperino I Arquiteta e Urbanista Oi, eu sou a Lu, arquiteta e urbanista formada pela UFJF em 2011, mestre em Urbanismo pela UFRJ em 2015 e proprietária do escritório Lu Teperino Arquitetura e Interiores desde 2016, com especialidade em apartamentos pequenos.

Os artigos publicados neste blog expõem o pensamento de seus autores sobre um determinado tema de interesse público, sendo da responsabilidade de cada autor o conteúdo aqui veiculado.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


Assine nossa Newsletter

Receba em seu email dicas de arte e de bem estar para o seu lar

Email enviado!

bottom of page