Comida saudável todos os dias
Comida prática e saudável. O chef Luan Damiano inicia o ano de 2023 com dicas fáceis para você organizar melhor o seu dia a dia na cozinha. Vamos conferir?
Ano novo sempre vem com as famosas metas para mudanças de hábito. Se a alimentação saudável e caseira é uma das suas metas a serem alcançadas em 2023, então confere aqui 4 dicas que vão te ajudar a organizar melhor os preparos do dia a dia que é sempre bem corrido. Lembre-se, você é aquilo que você come, faça boas escolhas!
1 -Dicas para ter sempre uma salada fresca:
Comprar folhas frescas, lavar em uma solução de 1 litro de água para 10 ml de água sanitária.
Deixar de molho por 5 minutos e depois enxaguar.
Secar as folhas com secador próprio de folhas (existem vários modelos que podem ser comprados pela internet por uns R$50 reais e são ótimos).
Guardar na geladeira em um pote de plástico com papel toalha entre as folhas de alface, isso vai evitar que fica úmido demais as folhas e dura no mínimo 5 dias. Ótima dica, não é?
2- File de frango macio, suculento e prático
Faça bifes de frango ou já compre fatiado, tempere com alho amassado, páprica doce, pimenta do reino, sal e iogurte natural.
Para 1kg de file de frango, você pode usar 10g de alho amassado, páprica doce 5g, pimenta do reino a gosto, sal a gosto, iogurte natural 100g.
Guarde no compartimento mais frio da geladeira, sem congelar. Pode durar por 4 a 5 dias.
3 – Feijão fresquinho todo dia sem trabalho:
Deixar de molho o feijão por 24 horas trocando a água dentro da geladeira. Na hora de cozinha colocar uma folha de louro, meia cebola e se gostar um pedacinho de bacon.
Cozinhar na pressão por 15 minutos, depois desligar o fogo e só abrir a panela quando perder a pressão sozinha.
Depois guarde em potes de 400 ml e congele, quando precisar é só tirar do freezer e colocar na geladeira de um dia pro outro.
Refogar com alho e cebola picados e tá pronto, feijão fresquinho sempre que precisar.
4- Arroz soltinho sempre
Primeira dica para o arroz ficar soltinho é já colocar uma água pra ferver, não adianta comprar o arroz mais barato que a dica não faz milagre também.
Segunda etapa é refogar o arroz com alho e cebola com um fio de óleo em fogo baixo,
Adicionar água fervente, um dedo acima do arroz, temperar com sal e deixar o fogo alto.
Quando a água evaporar até o limite do arroz, colocar mais um dedo de água na panela e diminuir o fogo para médio.
Quando chega no limite do arroz novamente, abaixe o fogo e tampe. Deixa mais 2 minutos e desligue o fogo, mantenha a panela fechada por 5 minutos.
Solte o arroz com garfo e está pronto pra servir.
Agora você pode armazenar o arroz em potinhos e congelar também se necessário.
Bom apetite!
Por Luan Damiano I Chef e Sommellier
Olá! Eu sou Luan Damiano, Chef e Sommellier Internacional, proprietário da Focacceria Boa Ideia - padaria em casa e professor de gastronomia pelo Senac de Bento Goncalves, Rio grande do Sul.
Os artigos publicados neste blog expõem o pensamento de seus autores sobre um determinado tema de interesse público, sendo da responsabilidade de cada autor o conteúdo aqui veiculado.
Comments