top of page

2022 E A COR DA TRANSFORMAÇÃO

Atualizado: 20 de abr. de 2023

Veri Peri, o violeta da transformação para os novo


Foto: Reprodução/Pantone.com



Very Peri, a cor de 2022

A Pantone, referência mundial em sistema de cores para artes gráficas e design, assim como faz todos os anos, fez o anúncio da Cor do Ano 2022: o azul floral Very Peri. A cor escolhida tem sub tonalidades de vermelho, o que resulta em um violeta suave.


Segundo a Pantone, em seu post do Instagram, “Very Peri, um azul floral dinâmico com um sub tom vermelho vivificante, mescla a lealdade e a constância do azul com um vermelho violáceo energético. Uma nova cor Pantone com uma presença inovadora e dinâmica que encoraja a inovação e a criatividade. Very Peri ( PANTONE 17-3938) nos ajuda a abraçar o cenário alterado de possibilidades que se abrem para uma nova visão enquanto reescrevemos a nossa vida”.


Vivemos um momento de transformação, e essa é uma excelente palavra para representar a cor do ano. Após um longo período de isolamento, em que as nossas noções e prioridades mudaram, somos convidados a uma mudança de perspectiva, abertos às novas possibilidades que se abrem, com uma curiosidade ousada que anima o nosso espírito criativo.




Tom criado do zero por programa computacional

Um fato interessante, é que Veri Peri foi o primeiro tom da história a ser criado a partir do zero pelo programa educacional de cores da Pantone, o que reforça ainda mais a ideia de inovação e transformações globais que estamos vivenciando.


Propriedades emocionais atribuídas ao violeta

Em outro artigo já falamos das cores e suas potencialidades, então vale relembrar das ricas possibilidades oferecidas pelo violeta e o quão poderoso ele é sobre as nossas emoções. Violetas melhoram a espiritualidade de qualquer ambiente, ideais para espaços de atividade criativa ou meditação. A cor pode ser usada para promover a espiritualidade, desafios artísticos, inspiração vivaz e equilíbrio mental, de acordo com a cromoterapia.


Violeta utilizado em uma das paredes do projeto do Quarto Zen - Julliana Gomes Arquitetura



A Cor do Ano na decoração

O violeta eleito pela Pantone, é uma cor com bastante presença. Quente e empolgante, pode ser usada nos projetos de decoração sem medo, levando em consideração suas propriedades emocionais, conforme comentamos no tópico anterior.


Você pode eleger um ponto focal do ambiente a ser decorado para aplicar a cor e deixar outros elementos como móveis, objetos e revestimentos em tons mais neutros, para que a composição tenha harmonia e não fique cansativa ao olhar.


É uma excelente cor para ser usada no quarto, podendo ser aplicada na roupa de cama, por exemplo, assim não fica cansativo aos olhos e é possível aproveitar suas propriedades.




Podemos também utilizá-la como base de uma paleta de cores que se complementam e assim, criar um conjunto harmônico, como o exemplo abaixo, feito no aplicativo Color Wheel - Adobe Color, ou conforme sugestão da própria Pantone:


Color Wheel - Adobe Color




A cor do ano é super versátil e conversa tanto com tons mais frios quanto tons mais quentes, já que é composta por azul e vermelho, uma cor fria e uma quente, respectivamente. Como propriamente definido pela Pantone, é o momento de transformação, de deixar aflorar nossa ousadia criativa, por isso, que tal usar a cor do ano nas suas próximas composições? Aqui na Galeria da Art Wall você já encontra quadros nesses tons.




Por JULLIANA GOMES I Arquiteta e Urbanista Arquiteta e Urbanista formada em 2010 pela UFJF e Técnica em Design de Móveis pelo IF Sudeste. Profissional autônoma desde 2015, desenvolve projetos de arquitetura e interiores.


Os artigos publicados neste blog expõem o pensamento de seus autores sobre um determinado tema de interesse público, sendo da responsabilidade de cada autor o conteúdo aqui veiculado.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


Assine nossa Newsletter

Receba em seu email dicas de arte e de bem estar para o seu lar

Email enviado!

bottom of page